Lucas é um duende ecológico que ama e protege as plantas e os animais, sempre ajudando a mantê-los saudáveis e felizes. Ele é um defensor da natureza, com um jeito irreverente, perspicaz e com ações totalmente voltadas para a ética, a consciência ecológica e a sustentabilidade. Lucas busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável.

 

Almanaque Ecológico do Lucas

O “Almanaque Ecológico do Lucas” visa promover uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente junto às crianças. O livro chama a atenção da sustentabilidade de nosso planeta de uma maneira divertida e interessante.

Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental. O Almanaque Ecológico do Lucas é destinado para professores, alunos e escolas de todo o Brasil.

Com o objetivo de dar suporte aos professores que buscam conteúdo e atividades de apoio à educação ambiental, a iniciativa da criação do almanaque foi desenvolvida pelo cartunista Léo Valença que em 2010, organizou um livro de coletânea intitulado “Aquecimento Global em cartuns” que reuniu cartunistas de vários cantos do país na publicação.


A poluição dos rios e mares, a destruição das florestas ou o desmatamento em geral, o problema do lixo nas grandes cidades, e bairros, o avanço tecnológico versus preservação da natureza, entre outros problemas ambientais são colocados ao leitor, de maneira a conscientizá-lo da necessidade de ver o que se passa ao seu redor e de agir de maneira a não contribuir para o aprofundamento dos problemas ali denunciados (ou a tentar minimizá-los).

O “Almanaque Ecológico do Lucas” visa contribuir ainda mais com a disseminação de valores fundamentais para construção de um mundo mais sustentável entre o público infantil de forma lúdica e descontraída.

O livro pode ser comprado pelo site da editora PoD – Print On Demand ou seja, você encomenda seu livro e só depois disso ele é impresso. Com isso, nada de estoques parados nem de desperdício de papel. Dessa forma, a impressão sob demanda usa os recursos naturais de forma racional e inteligente, contribuindo para garantir a médio e longo prazo um planeta melhor.


Clique aqui para comprar o livro.

 

Confira a matéria do Blog do Planeta da Revista Época sobre o livro.

 

Assista a entrevista com o autor no programa Paratodos da TV Brasil.


O personagem principal do "Almanaque Ecológico do Lucas" ganhou uma versão em boneco produzido por feltro artesanalmente. 

Além do boneco, a linha Lucas é composta também de fantoches, dedoches, chaveiros e ponteiras para lápis. O duende Lucas sai das páginas do livro para participar das brincadeiras e teatrinhos para crianças que estão aprendendo educação ambiental nas escolas. Torna-se assim uma importante ferramenta lúdica assim como o almanaque na conscientização ambiental para o público infantil.

É também uma excelente opção para os educadores infantis, utilizarem nas escolas, para iniciar a educação ambiental junto aos pequenos.

Dentro em breve você poderá conferir os produtos do Lucas na nova loja virtual da Rio Eco Consciente. Divulgaremos assim que ela estiver no ar. Aguardem!

Para maiores informações, envie um e-mail para contato@rioecoconsciente.com.br.

 

Curtam e compartilhem a fan page do Lucas no Facebook: